Criar um Site Grátis Fantástico
Cultura
Cultura

Economia

    Levando-se em conta seu produto interno bruto de 4,8 trilhões de dólares, o Japão é a terceita economia mundial em relação à paridade do poder de compra o que ocorre basicamente em decorrência da cooperação entre o governo e a indústria, de uma profunda ética do trabalho, investimentos em alta tecnologia, redução de desperdício e reciclagem de materiais e de um orçamento relativamente baixo para a defesa.

     A partir da Segunda Guerra Mundial, o Japão transformou-se em um exemplo de cresciemnto econômico, aumentando sua participação no comércio internacional de mercadorias. Com os Estados Unidos e a União Européia forma a Tríade, o centro do sistema capitalista internacional, com isso tornou-se uma grande potência econômica, exportadora de mercadorias de alta tecnologia, possuindo sedes de várias multinacionais com filiais espalhadas pelo mundo inteiro, além de diversos centros de desenvolvimento de tecnologia avançada (tecnopolos). Constitui também um dos principais centros de finanças globais.

_____________________________________________________________

Aspectos elevantes

Vários aspectos o levaram a atingir uma vigorosa recuperação econômica após a Segunda Guerra Mundial.

. Dentre esses aspectos podemos destacar:

  1. A mão de obra barata e abundante, que se submetia a longas jornadas de trabalho;
  2. o grande valor que se tem pelo trabalho em grupo (o coletivo é valorizado; o individual, desprezado);
  3. os fortes investimentos em educação, inclusive qualificação de mão de obra;
  4. o amparo do Estado à economia, com forte apoio às empresas privadas;
  5. a adoção de um política econômica protecionista, que mantinha impostos de importação elevados, com o objetivo de valorizar a indústria nacional;
  6. a enorme capacidade de poupança interna, que fez do país um doa maiores investidores nacionais;
  7. o auxílio financeiro-econômico dos Estados Unidos, que estavam preocupados com a possibilidade de um avanço do socialismo no Extremo Oriente.

Dentre as principais atividades industriais estão a engenharia automóvel, a eletrônica, a informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e a química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.

 

Rating: 2.9/5 (53 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página




Total de visitas: 1515